Mesas Redondas XIX EMR
MESA REDONDA: Ciência de Dados: Novos e antigos desafios

Pedro Alberto Morettin (USP) – Coordenador
Pedro Alberto Morettin
TÍTULO: Ciência de Dados e Inteligência Artificial: Uma introdução.
MINI CURRÍCULO: Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Matematica pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Statistics (MA) – University of California, Berkeley (1971) e doutorado em Statistics (Ph.D) – University of California, Berkeley (1972). Atualmente é Professor Senior do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: séries temporais, análise de ondaletas e aplicações em Atuária, Finanças, Ciências Físicas e Biomédicas.

Rafael Izbicki (UFSCar)
Rafael Izbicki
TÍTULO: Formação Estatística na Era da Ciência de Dados
MINI CURRÍCULO: Professor Associado do Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil. De 2010 a 2014, foi aluno de doutorado no Departamento de Estatística e Ciência de Dados da Carnegie Mellon University (CMU) (tese de doutorado), EUA. Anteriormente, concluí meu mestrado na Universidade de São Paulo (USP) (dissertação de mestrado). Sou Pesquisador Bolsista do CNPq (2017-2027). Tem interesse em teoria, metodologia, aplicações e fundamentos de estatística, aprendizado de máquina e ciência de dados.

Raydonal Ospina (UFBA)
Raydonal Ospina
TÍTULO: O Cientista como linha de defesa contra a pseudociência a logorítimica
MINI CURRÍCULO: Possui graduação em Estatística – Universidad Nacional de Colombia (2001), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2008). Realizou pós-doutoramento no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas (2014-2015). Foi Chefe do Departamento de Estatística da UFPE (2011-2014) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFPE (2017-2019). Professor Associado do Departamento de Estatística da UFPE (2008-2022). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Estatística da UFBA e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estatística (PPGE) da Universidade Federal de Pernambuco. Suas principais linhas de atuação são: aprendizado estatístico, processamento e análise de sinais e imagens, modelagem de sistemas complexos em agricultura, saúde e economia.